Estado autoriza estudo para concurso de agente penitenciário

De acordo com o coordenador de Justiça e Defesa Social, Paschoal Savastano falta muito pouco para que o concurso público para agente penitenciário seja uma realidade. A discussão já vinha sendo travada pelo secretário de Ressocialização, Valter Gama.

Para ele, os agentes concursados resolveriam alguns problemas, como por exemplo, o fato dos prestadores de serviço não poderem responder a sindicância interna no sistema penitenciário e a possibilidade de maiores investimentos na profissão, “possibilitando – desta forma – maior controle do quadro funcional, capacitações constantes e humanização”.

Os primeiros estudos para a realização do concurso já foram autorizadas pelo governador em exercício, Luis Abílio (PDT). Abílio solicitou que a Secretaria de Administração, Recursos Humanos e Patrimônios desse parecer sobre a viabilidade do concurso. Para Gama, quando mais rápido acontecer o concurso melhor.

“Foi investido muito em segurança pública nos últimos anos, mas o sistema penitenciário sempre foi deixado um pouco de lado. Este concurso é uma vontade antiga do governador Ronaldo Lessa, que começa a sair do papel”, colocou Gama.

Paschoal Savastano disse ainda que a Defesa Social está fazendo um levantamento das delegacias que precisarão de uma reforma imediata e que está sendo discutido o custeio da alimentação dos policiais e dos presos.

Veja Mais

Deixe um comentário