O Fortaleza encostou na zona de classificação para a Copa Sul-Americana ao vencer o Cruzeiro por 3 a 1, neste sábado, no Ceará, pela 37ª rodada do Brasileiro. De quebra, o time nordestino ainda "freou" o adversário, que vinha embalado por quatro vitórias seguidas e perdeu a chance de ficar bem mais próximo da vaga para a Libertadores com este revés.
Com a vitória, o Fortaleza foi a 49 pontos e subiu para a 12ª posição. A equipe ficou a um ponto do Botafogo, que por enquanto está com a última vaga para a Sul-Americana. O time cearense torce por uma derrota do alvinegro carioca no clássico regional com o Flamengo, no domingo, para entrar de vez na briga.
Já o Cruzeiro ficou com 57 pontos, na sexta posição, e desperdiçou uma ótima chance de encostar na zona de classificação para a Libertadores. Se vencesse, o time pularia para a quinta colocação, com 60, e ficaria a um do Goiás, que por enquanto está em quarto.
Com a derrota, a equipe ainda pode cair para oitavo após o complemento da rodada. Para isso, basta que Santos e Paraná vençam seus jogos, contra Corinthians e Paysandu, respectivamente, no domingo.
O resultado começou a ser construído ainda no primeiro tempo em duas cobranças de pênalti convertidas por Rinaldo. Na segunda infração, inclusive, o goleiro Artur, do Cruzeiro, foi expulso. Com um a mais em campo, o Fortaleza ainda ampliou na etapa final com Lúcio. Adriano fez o gol de honra cruzeirense.
O Cruzeiro agora vai tentar se recuperar para continuar sonhando no próximo domingo, em Belo Horizonte, contra o Brasiliense. Já o Fortaleza joga no dia anterior, contra o Figueirense, em Florianópolis.