Robótica vira brincadeira de criança em Maceió

Elaine RodriguesEquipes tiveram dois minutos e meio para fazer o robô cumprir cada missão

Equipes tiveram dois minutos e meio para fazer o robô cumprir cada missão

Estudantes de sete escolas de Maceió participaram, nesta noite, do I Campeonato Alagoano de Robótica, promovido, mundialmente, pelas empresas Lego e First. O tema do campeonato, “No Limits”, mostrou maneiras de ajudar pessoas portadoras de necessidades especiais.

Os estudantes, com idades entre 10 e 15 anos, foram desafiados a programar um robô pelo computador, para que cumprisse cinco missões pré-estabelecidas pelos organizadores. “Aprendemos isso em cerca de cinco semanas e o mais difícil foi montar e ainda programar o robô”, analisou um dos integrantes da equipe do Colégio Anchieta.

No evento, também estiveram presentes alunos das escolas Monteiro Lobato, Edson Monteiro, Biblioteca do Futuro, Marista, Inei e Monsenhor Luís Barbosa.

Segundo Mônica Moritz, a coordenadora técnica do projeto e uma das representantes da Lego no nordeste, esse campeonato foi realizado, principalmente, para divulgar o projeto de robótica desenvolvido em apenas quatro escolas de Maceió. “O projeto iniciou-se com seis multinacionais, que criaram a ONG First League Lego, de educação tecnológica. Entendemos que a criança que tem esta formação na escola terá melhores condições de enfrentar o mundo”, avaliou.

O aprendizado da robótica também desenvolve trabalho em grupo, criatividade e é ligado a conteúdos escolares. “Tivemos que pesquisar sobre a robótica, programamos o robô pelo computador e isso também envolve cálculos de matemática e física”, explicou o estudante Anderson Panaro, em relação à participação neste campeonato.

Vencedores

As equipes tiveram dois minutos e 30 segundos para executar cada missão. Os estudantes foram avaliados pelos técnicos do projeto, que os classificaram pela execução das missões, trabalho em equipe e técnica do robô.

Na execução das missões, a equipe do Inei ficou em primeiro lugar, seguido pelo Colégio Monteiro Lobato. Na avaliação técnica do robô, o Colégio Edson Monteiro ficou em primeiro lugar e o Monteiro Lobato em segundo. Já no trabalho em equipe, Monteiro Lobato conseguiu a primeira colocação, seguido do Colégio Anchieta.

A classificação geral foi Monteiro Lobato-1º, Inei-2º, e Edson Monteiro-3º. Os estudantes receberam medalhas, troféus e certificado de participação.

O Campeonato Nacional de Robótica ocorreu no mês de setembro, em São Paulo, na mesma época em que foi realizado o 1º Salão Internacional de Robótica. O Estado de Alagoas foi representado por uma equipe de estudantes do Inei, que ficou na 13º colocação da classificação geral, onde concorreram 78 equipes.

De acordo com Mônica Moritz, no início do próximo ano será realizado um campeonato estadual em Maceió, quando as melhores equipes se classificarão para participar do campeonato nacional. “As duas melhores equipes do Brasil concorrerão com estudantes de todo o mundo, nos Estados Unidos”.

Projetos em escolas públicas

No mês de setembro, foi implantando em Maceió a segunda Unidade Móvel de Educação para o Trânsito do país. O projeto está percorrendo as 123 escolas municipais e visa trabalhar a educação tecnológica para ensinar sobre o trânsito.

Para o próximo ano, a expectativa da Lego é que o Governo implante o projeto em 40 escolas estaduais.

Veja Mais

Deixe um comentário