Governo vai discutir propagação da aftosa

O governo vai liberar R$ 10 milhões para compensar perdas dos produtores rurais que tiveram seus rebanhos afetados pela febre aftosa no Mato Grosso do Sul. O primeiro produtor receber indenização será José Vezozzo, proprietário da fazenda Vezozzo, que teve 592 bovinos sacrificados após a confirmação do primeiro foco de aftosa, no dia 8 de outubro.

Na quarta-feira, 9, o grupo de trabalho interministerial criado pelo governo para discutir propostas que evitem a propagação da febre aftosa no país discutirá as reivindicações apresentadas na reunião do dia 4, em Eldorado. Os produtores querem indenização pelas perdas na produção de leite, a recomposição da renda dos pequenos proprietários, a criação de uma linha de crédito emergencial e auxílio-desemprego para os funcionários de três frigoríficos da região atingidos pela crise.

Também os produtores de melão e melancia dos municípios de Eldorado, Mundo Novo e Japorã pediram indenização, alegando que foram impedidos de vender esses produtos para os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário