Uma verdadeira demonstração de fé e adoração ao frei capuchinho, que dedicou sua vida a ajudar aos mais pobres. Assim pode ser definida a missa realizada no domingo, 6, na Associação Beneficente Frei Damião, no povoado de Canafístula, em Palmeira dos Índios.
A missa comemorou mais um ano de nascimento do frei capuchinho, considerado santo por muitos fiéis. Pelos cálculos dos organizadores a missa, celebrada pelo bispo de Palmeira dos Índios, Dom Fernando Iório, reuniu um público estimado entre 15 e 20 mil pessoas.
E elas chegaram à sede da associação de vários municípios alagoanos e estados vizinhos, como Bom Conselho, Garanhuns e Águas Belas, cidades pernambucanas próximas a Palmeira. As pessoas chegavam em caravanas de ônibus, microônibus e carros particulares para se reunir em torno do coreto onde Dom Fernando celebrava a missa.
Frei Damião faleceu em 31 de maio de 1997 aos 99 anos de idade e se vivo fosse estaria completando 107 anos. A associação foi idealizada pelo ex-deputado federal Antônio Ferreira.
Devoto do frei, o ex-deputado começou a construir a vila que leva o nome de Frei Damião por volta de 1987 no local em que o religioso aproveitava para descansar quando passava por Alagoas para pregar o nome de Deus.
Com a morte do frei capuchinho em 1997, Antônio Ferreira decidiu investir mais no local e transformar a associação em um local de assistência para pessoas carentes da região, oferecendo os mais diversos tipos de apoio nas áreas de saúde, educação e ação social.
Durante a realização da missa, o deputado estadual Marcos Ferreira (PMN) fez a doação de uma ambulância que ficará à disposição dos dirigentes da associação para prestar assistência aos fiéis que visitam a associação. “É uma satisfação entregar essa ambulância que em muito vai servir para prestar uma melhor assistência as pessoas que visitam o local onde frei Damião passava seus dias quando vinha a Alagoas. Tudo aqui é feito com dedicação e carinho”, frisou o deputado.
Além dos fiéis a missa reuniu diversas autoridades, como o deputado federal João Lyra (PTB), os deputado estaduais Gervásio Raimundo (PTB), Fernando Gaia Duarte (PMN) e Marçal Fortes (PTdoB), o vereador por Maceió Damásio Ferreira (PTdoB), o ex-prefeito de Pilar, Carlos Alberto Canuto (PMDB), o vice-prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas (Kil), assessor político do deputado João Lyra, o ex-prefeito de Santana do Ipanema, Paulo Ferreira e o ex-deputado Jota Duarte.