Os municípios alagoanos que se habilitaram para receber o Selo Unicef -Município Aprovado ganharam um importante aliado para ajudá-los a garantir a outorga: a Secretaria Executiva de Inserção e Assistência Social.
O apoio foi consolidado na útima sexta-feira, durante o III Encontro de Articuladores de Alagoas, aberto na sede do Ministério Público Estadual, pelo secretário-executivo de Inserção e Assistência Social, Jurandir Bóia, que estabeleceu como prioridade de sua gestão o atendimento à criança e ao adolescente.
O selo foi lançado pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência) para estimular e acompanhar os municípios do Semi-Árido brasileiro no desenvolvimento de políticas e programas que garantam uma vida melhor para os 10,9 milhões de crianças e adolescentes que vivem na região. Em Alagoas, ele teve a adesão de 46 municípios.
Para que essas cidades obtenham o selo devem reduzir indicadores negativos como mortalidade infantil, índices de trabalho infantil e violência e melhorar o acesso a serviços de saúde e educação de meninas e meninos até outubro de 2006.
Faltando menos de um ano para que esse prazo expire, a Secretaria Executiva de Inserção e Assistência Social decidiu se engajar no processo para garantir que de fato os municípios possam cumprir as metas estabelecidas pelo pacto "Um mundo melhor para a criança e o adolescente do Semi-Árido". A decisão da secretaria levou em conta a dificuldade que os municípios estão tendo em tocar as ações.
Sensibilizado com a situação, que coloca Alagoas como um dos últimos estados do Nordeste no ranking de ações do Unicef para o Semi-Árido, o secretário Jurandir Bóia colocou à disposição dos municípios os técnicos da secretaria e espera poder contribuir para reverter a situação.
Para prestar essa assessoria aos municípios, da melhor forma possível, os técnicos serão treinados pelo próprio Unicef.