Representantes do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação (APL/TI) permanecem até amanhã em missão técnica nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A viagem inclui visitação aos Pólos de Tecnologia de São Leopoldo, parque que ocupa uma área de 36.500 m², e de Blumenau; à empresa de Telecomunicações Claro, à fábrica de computadores da Dell e ao Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas de Santa Catarina (Celta), uma incubadora pioneira em Tecnologias Inovadoras, fundada em 1986.
A expectativa dos envolvidos é de que a visita contribua para a implantação de projetos na área de Tecnologia da Informação, impulsionando as ações do APL e trazendo para Alagoas as experiências de sucesso empreendidas no País e adequadas à realidade do Estado.
O desenvolvimento da tecnologia da informação pode se constituir num revolucionário instrumento de inclusão social, acesso ao conhecimento, contribuindo para a diminuição do analfabetismo, aumento da produtividade na lavoura, através da agricultura de precisão, combate à criminalidade e prevenção das situações de risco social quando aliada aos sistemas de planejamento urbano e territorial.
O grupo da missão é formado pelos coordenadores do APL/TI da Secretaria Executiva de Planejamento e Orçamento, Maria de Fátima Coutinho, e do Sebrae, Ronaldo de Moraes, pelo presidente do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação de Alagoas, Robério dos Santos, pelo coordenador do APL/TI, Laudeny Leão, pelo gestor do APL/TI, Sacha Passos, e por empresários das áreas de software, hardware, serviço e ensino que compõem o arranjo produtivo.
O APL/TI integra o Programa de Arranjos Produtivos Locais do Estado de Alagoas (PAPL), desenvolvido pelo Governo do Estado e Sebrae, e que desde 2003 vem trabalhando em ações coletivas para a ampliação dos micro e pequenos negócios e geração de ocupação e renda.