Durante todo este mês, professores, diretores, alunos e coordenadores pedagógicos das 15 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) participam de seminários que têm como objetivo refletir e propor a respeito da organização escolar do ensino noturno oferecido pela rede estadual. As discussões acontecem nas cidades-sede das CREs, e culminarão em um encontro estadual. Amanhã (9), o debate será na Escola Estadual Izaura Antônia de Lisboa, em Arapiraca, e reúne 120 representantes de 33 escolas da 5ª coordenadoria.
As discussões serão realizadas a partir de três eixos: proposta e matriz curricular, formação de professores, infra-estrutura e gestão escolar. "Todo esse debate tem como proposta viabilizar a melhoria na qualidade e eficácia do ensino oferecido à noite", ressalta o assessor técnico da Coordenadoria de Educação da Secretaria Executiva de Educação (CED/SEE), Edvaldo Albuquerque.
"Estamos fazendo as discussões levando em consideração o perfil do aluno que estuda à noite e a atuação do diretor nesse período", conta Edvaldo, explicando que uma das maiores dificuldades encontradas nesse turno – freqüentado especialmente por estudantes que trabalham durante o dia – refere-se à dificuldade no cumprimento da carga horária prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), uma vez que a duração diária das aulas é de três horas (19h às 22h).
Socialização
As CREs realizarão seus seminários até o dia 25 deste mês. Neles serão escolhidos os delegados que participarão do evento estadual, previsto para acontecer no dia 10 de dezembro.
Além disso, os participantes socializarão as propostas e os debates realizados regionalmente. As proposições serão votadas em plenário formado pelos delegados das CREs e representantes do Conselho Estadual de Educação (CEE), da Ufal, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Sindicato dos Trabalhadores de Educação de Alagoas (Sinteal) e da SEE. No total, serão 251 delegados.
Duas coordenadorias já concluíram as discussões: a 4ª e a 2ª CRE, com sedes em Viçosa e São Miguel dos Campos, respectivamente. Sexta-feira (11) o seminário acontece em na 3ª coordenadoria, localizada em Palmeira dos Índios. (SEE).