Abertas inscrições para participação nas Olimpíadas Escolares

Os atletas que irão participar da segunda etapa das Olimpíadas Escolares – Jebs 2005, a se realizar no período de 25 de novembro a 4 de dezembro, em Brasília, podem realizar suas inscrições até o dia 16 deste mês, na sede do Programa de Educação Física e Desporto Educacional da Secretaria Executiva de Educação (Proefde/SEE).

As Olimpíadas Escolares Jebs 2005, uma realização do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Ministério do Esporte, foram criadas com o objetivo de promover a inclusão social a partir do esporte e de complementar a educação pedagógica nas escolas das redes pública e privada de todo o país. Além de contribuir para o surgimento de novos valores para o esporte brasileiro, as olimpíadas servem como treinamento para 150 voluntários que almejam participar dos Jogos Pan-americanos Rio 2007.

A previsão é que cerca de cinco mil alunos disputem a segunda etapa nacional do evento na capital federal, voltada para estudantes de 12 a 14 anos, nas modalidades de atletismo, basquete, futsal, handebol, natação, judô, vôlei e xadrez. Alagoas participará com uma delegação composta por 123 pessoas, sendo 104 atletas, 13 técnicos e seis dirigentes, entre técnicos, médicos e jornalistas.

Seletivas

Até 4 de novembro, os atletas das escolas participantes, públicas e particulares, passaram por uma seletiva que definiu os alunos que irão à Brasília. Foram realizados jogos nas modalidades coletivas e individuais. Cerca de 500 alunos participaram das eliminatórias.

Os campeões das escolas particulares, convidadas para participar da seletiva, competiram com os campeões da 8ª edição dos Jogos das Escolas Públicas de Alagoas (Jepeal), que aconteceu no período de 20 a 27 deste mês, na categoria infantil. Dessa disputa saíram os finalistas que irão representar o Estado em Brasília.

De acordo com o coordenador do Proefde, Antônio Ribas, Alagoas tem chances de trazer medalhas. "Nossa esperança está nas modalidades de atletismo e judô. Nossos alunos estão bastante entusiasmados. É uma oportunidade de entrarem em contato com atletas de alto nível de todo o país. Principalmente para os estudantes de escolas públicas", comenta. Ribas destaca que o atletismo alagoano evoluiu muito, prova disso é a participação das escolas públicas nessa modalidade.

Nesta segunda etapa participam cerca de 26 escolas, sendo 17 particulares, cinco da rede municipal e quatro da rede estadual, da capital e do município de Viçosa. A delegação de Alagoas tem quatro saídas marcadas. Primeiro embarcam as equipes de basquete e natação no dia 22. No dia 23 embarcam a equipe de handebol. Em seguida as equipes de futsal e voleibol viajam no dia 25 e no dia 28 deste mês, viajam os atletas de atletismo, judô e xadrez. Ribas explica que a volta vai depender da classificação das equipes.

Congresso

Hoje, a partir das 9h, na sede do Proefde, acontece uma reunião com professores e técnicos de cada modalidade, a fim de discutir os dias e horários de partida, ajustar a documentação necessária e se preparar para o Congresso Técnico, que acontece em Brasília no dia 17 de novembro com a participação dos Chefes de Delegações de todas as unidades da Federação inscritas para as Olimpíadas.

1ª Etapa

Em setembro, cerca de 2.500 atletas de 520 unidades de ensino da rede pública e privada de todo o Brasil, participaram da primeira etapa das Olimpíadas Escolares – Jebs 2005, em Brasília. Alagoas marcou presença nas competições com uma delegação composta por 117 pessoas. Foram enviados atletas de 18 escolas, sendo 11 da rede pública, sendo quatro das cidades de Viçosa, Teotônio Vilela e Jequiá da Praia. A equipe alagoana tem o apoio da SEE e da Secretaria Executiva de Esporte e Lazer (SEEL).

Veja Mais

Deixe um comentário