Educação promove seminário sobre o 20 de novembro

Em meio às atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, a Secretaria Executiva de Educação realiza hoje, na Sala dos Conselhos do Palácio Floriano Peixoto, o seminário alagoano "A Educação da Construção Sócio-Político- Cultural do 20 de Novembro", com a participação de professores da educação básica, secretários e secretárias de educação dos municípios, comunidade escolar e a sociedade em geral.

O seminário tem o objetivo de discutir e consolidar as ações político-pedagógicas do Estado de Alagoas de inserção da Lei nº10.639/03, junto às secretarias do Governo, com vistas ao aprimoramento da temática negra, e da releitura político-sócio-cultural do 20 de novembro, das ações realizadas nas várias secretarias de Estado.

Segundo a coordenação do Núcleo Temático Identidade Negra na Escola da SEE, a educação passa por um significativo processo de mudanças sócio-políticas que refletem na melhoria do estudo das relações étnico-raciais e é necessário ampliar os espaços de discussão sobre a temática negra.

"Nosso trabalho já está bem encaminhado nas escolas. Hoje existe uma discussão sobre a temática racial. O que precisa ser feito é ampliar espaços e levar essa discussão a toda sociedade. E para isso, o apoio do governo é muito importante", destaca a coordenadora Arísia Barros.

O início das atividades acontece às 8h. A partir das 9h20 será entregue o Troféu Identidade Negra, a Carta dos Secretários de Educação na Diversidade ao Governo de Alagoas e brinquedos da cultura afro a uma comunidade quilombola.

Às 9h30 tem início uma mesa-redonda com a palestra "A educação como processo na construção sócio-político-cultural do 20 de novembro", ministrada pelo coordenador de educação, Neilton Nunes, na qual serão discutidos o processo educacional do 20 de novembro, a construção de uma política de respeito à diversidade, construção de gênero, pequenos negócios como forma de inclusão social e o Memorial Zumbi dos Palmares.

Entre os palestrantes estão Roberto Jorge Vasconcelos dos Santos, secretário adjunto de Educação da SEE; Armênio Schimidt, diretor geral de Educação e Cidadania da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC); Genilda Leão, secretária executiva do Fundo de Microcrédito do Estado de Alagoas; Patrícia Mourão, secretária executiva de Proteção das Minorias e Vanda Menezes, titular da Secretaria Executiva da Mulher.

À tarde, a partir das 14h, palestra sobre "Ações Governamentais de Implementação da Política de Igualdade Social", com o secretário de Articulação Colegiada do Governo do Estado, Pedro Alves, seguida da exposição das ações do governo de Alagoas, em parceria com o governo federal na construção sócio-político-cultural do 20 de novembro.

O encerramento das atividades está previsto para as 17h. As inscrições podem ser feitas até hoje, na sala do Núcleo Temático, na SEE. O seminário é uma iniciativa da Coordenadoria de Educação, através do Núcleo Temático Identidade Negra na Escola, com o apoio da Coordenação de Articulação Colegiada do Palácio Floriano Peixoto.

Fonte: Secretaria Executiva de Educação

Veja Mais

Deixe um comentário