As comemorações alusivas à Proclamação da República em Alagoas terão uma atração a mais, além da inauguração do Memorial à República e da entrega da medalha do Mérito Marechal Deodoro. A Esquadrilha da Fumaça fará uma apresentação amanhã a partir das 10 horas na praia da Avenida, onde acontecerá a solenidade promovida pelo governo do Estado.
Com meia hora de duração, a apresentação incluirá 55 acrobacias por parte das sete aeronaves Tucano T-27 que formam a esquadrilha, que é a segunda mais antiga do mundo – a primeira é a Bluesangels (Anjos Azuis) da Marinha americana.
Segundo o major Ronaldo Venâncio, a acrobacia que mais chama a atenção do público é o vôo de cabeça para baixo realizada com seis aeronaves. “Na América do Sul, apenas nós e duas esquadrilhas da Argentina e Chile realizamos esse tipo de acrobacia”, disse.
Com 52 anos de existência, a Esquadrilha da FAB (Força Aérea Brasileira) realiza cerca de 10 apresentações mensais e aproximadamente de 90 a 100 por ano. “A maioria das nossas apresentações é feita em solenidades oficiais”, explica o major Venâncio, lembrando que a FAB não cobra dinheiro pelas exibições, por ser uma instituição pública.
As apresentações da esquadrilha, cada vez mais, registram a presença de um grande público, que fica encantado com as acrobacias. “As pessoas também chegam a se emocionar quando desenhamos um coração no céu,”, comenta o oficial da FAB. Segundo ele, o recorde de público de 250 mil pessoas foi conquistado durante uma apresentação na inauguração de um shopping center em Teresina (Piauí).