Diabéticos são atendidos no Pam Salgadinho

O Programa de Atenção aos Diabéticos (PAD) do PAM Salgadinho, instalado no bloco “B”, abrange um total de 3.625 pacientes inscritos do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital e do interior, e atende, diariamente, cerca de 140 pacientes diabéticos nesta unidade, de segunda à sexta-feira, das 7 às 18 horas.

O PAD é formado por uma equipe técnica que inclui médicos endocrinologistas, diabetólogos, cardiologistas, nefrologistas, oftalmologistas, nutrólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, odontólogos e enfermeiros.
Além do tratamento especializado, o programa oferece aos usuários todas as informações acerca da doença para que ele venha a ter um controle eficiente do problema, estimulando hábitos saudáveis de vida.

Entre os serviços que o programa proporciona estão os exames de glicose, colesterol, LDR colesterol, triglicerídeos, glicemia de jejum, hemoglobina glicosilada, exame de urina (para ver como andam as taxas de glicose), seringas e medicamentos como insulina NPH, insulina regular, glibencamida, metformina, entre outros.

De acordo com a enfermeira Marlene Pereira Rodrigues, a integração da equipe é essencial no tratamento e resultado da doença. Após a inscrição no programa o paciente passa pelo serviço social ou pela enfermagem e – dependendo do caso – é encaminhado ao profissional necessário. “ O diabético poderá ter uma vida absolutamente normal, desde que ele tenha consciência das mudanças que deverão ocorrer na sua alimentação, a partir da detecção da doença, e também ao uso diário da insulina”, afirmou a enfermeira.

Diabetes

O diabetes é uma doença que ocorre quando o pâncreas deixa de fabricar a insulina, ou nosso corpo não consegue utilizá-la adequadamente. Quando não é detectado cedo, o diabetes pode trazer sérias complicações ocasionando doenças como: cegueira, falência dos rins, infarto, derrame e amputação dos membros.

Existem diversos tipos de diabetes, com um tratamento diferenciado para cada caso. Os principais sintomas da doença são: fome repentina, cansaço, visão turva, ferimentos que demoram a cicatrizar, indisposição e aparecimento de formigas junto à urina, bem como também a vontade constante de urinar.

Não existe cura para o diabetes, mas a forma mais recomendável pelos médicos é prevenção dos sintomas.

Veja Mais

Deixe um comentário