Aurélio Buarque é tema de prêmio nacional

A Academia Alagoana de Letras e a Braskem estão promovendo o Prêmio Nacional Aurélio Buarque, destinado a ensaios, abordando a temática “ Aurélio Buarque – mestre da cultura e das palavras”. O valor do prêmio será de R$ 15 mil e a publicação do ensaio vencedor será realizada pela editora de projeto nacional. As inscrições, que foram iniciadas este mês, serão encerradas no dia 30 de abril de 2006.

Os concorrentes ao prêmio deverão apresentar um ensaio inédito relativo à obra de Aurélio Buarque e sua contribuição para os campos da cultura e das palavras. Os trabalhos remetidos pelos Correios devem ser postados, no máximo até o dia 30 de abril de 2006, data que deverá constar o carimbo da postagem. E os originais deverão ser encaminhados à Academia Alagoana de Letras.

O texto original deve ser apresentado em quatro vias, em perfeita condição de legibilidade, em um só lado do papel, formato A4, espaço dois, tendo no mínimo 70 páginas numeradas, juntamente com dois Cds contendo o texto no formato Microsoft Word. As cópias deverão conter apenas título da obra e pseudônimo do autor e deverão ser enviadas em um envelope ou embalagem.

As referidas cópias deverão ser colocadas em outro envelope, para postagem, onde deverá constar o endereço e nome completos do remetente juntamente com a ficha de inscrição e cópia do RG. O resultado do julgamento do prêmio será divulgado pela organização pelos meios de comunicação. A solenidade de entrega será realizada na sede da Academia Alagoas de Letras, em data a ser divulgada.

Mais informações na Academia Alagoana de Letras, situada à praça Deodoro, s/n.º , Centro, Maceió/AL, Telefax (82) 3336-1470 e 3223-3224; site: www.aal.al.org.br/ E-mail para contato: administracao@academiaalagoanadeletras.al.org.br.
Biografia – Crítico, ensaísta, tradutor, filólogo e lexicógrafo, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira nasceu no dia 2 de maio de 1910, em Passo do Camaragibe, em Alagoas.

Filho de comerciante Manuel Hermelindo Ferreira e de Maria Buarque Cavalcanti Ferreira, passou parte da infância em Porto de Pedras e estudou as primeira letras em Maceió. Aos 15 anos, ingressou no magistério e passou a se interessar pela língua e literatura portuguesa. Diplomou-se em Direito pela Faculdade do Recife, em 1936. Em 1936 e 1937, foi professor de Português, Literatura e Francês no Colégio Estadual de Alagoas, e em 1937 e 1938, diretor da Biblioteca Municipal de Maceió.

Em 1938 foi morar no Rio de Janeiro. Colaborou na imprensa carioca, escrevendo artigos. Em 1941, começa a atividade que iria absorver a vida inteira: a de dicionarista. Foi quando o convidaram a executar, pela primeira vez, um trabalho lexicográfico, como colaborador do Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa. Em 4 de maio de 1961 foi eleito para Academia Brasileira de Letras (ABL).

Apaixonado pelas palavras, elaborou o seu próprio dicionário. Em 1975, saiu o Novo Dicionário da Língua Portuguesa, conhecido por todos como o dicionário Aurélio. Aurélio Buarque de Holanda faleceu no Rio de Janeiro em 28 de fevereiro de 1989.

Fonte: Secom

Veja Mais

Deixe um comentário