Professores votam pela suspensão do vestibular da Ufal

Daqui a pouco, o Comando Unificado de Greve, formado por professores, estudantes e técnicos administrativos da Ufal se reúne para discutir sobre a suspensão do vestibular da universidade. A decisão veio do movimento nacional dos professores em greve e foi aceita na assembléia dos professores, em Alagoas.

De acordo com o professor Ailton Gusmão, integrante da Associação dos Docentes da Ufal, a decisão de suspender o vestibular é por causa do governo, que não aceita as reivindicações da categoria. “O presidente alega que não tem mais recursos e enviou para o Congresso um projeto de Lei, em que concede o aumento de 500 milhões para a categoria, mas queremos 920 milhões”, explicou.

O movimento de greve paralisou cerca de 35 universidades em todo o país, onde os professores reivindicam o reajuste de 18% para repor perdas inflacionárias dos últimos dois anos, a incorporação da gratificação de estímulo à docência e o retorno do pagamento de adicional por tempo de serviço, chamado anuênio (1% ao ano), entre outras questões.

Em Alagoas, a greve dos professores começou no dia 27 de setembro e prejudica cerca de dois mil estudantes.

Na assembléia desta tarde, no auditório do Sindicato dos Técnicos da Universidade Federal de Alagoas, Sintufal, o Comando de Greve ainda votará a decisão dos professores. Caso a suspensão do vestibular seja aprovada, serão discutidos mecanismos que inviabilizem o vestibular.

Copeve

Para o coordenador da Comissão Permanente de Vestibular, José Carlos Almeida, essa não é uma decisão que cabe aos professores, mas somente à questão política da universidade. “O vestibular só pode ser suspenso por determinação da reitora. As datas continuam as mesmas, principalmente na primeira fase, quando trabalhamos com pessoal terceirizado”, afirmou.

O professor disse ainda que a execução das provas somente seria prejudicada caso os funcionários da universidade, que fazem a leitura das provas após a primeira fase do vestibular, aderissem ao movimento.

Vestibular

Para o próximo ano, a Universidade Federal de Alagoas oferecerá 2.652 vagas aos estudantes que concorrerem no Programas Seletivos Seriados (PSS) 1, 2, 3 e PSS Geral.

A primeira fase do PSS está marcada para os dias 8, 9 e 10 de janeiro, e o resultado será divulgado no dia 14 do mesmo mês.

Já as provas da segunda fase acontecerão entre os dias 22, 23 e 24 de janeiro, com os resultados divulgados no dia 10 de fevereiro.

Leia Também

Veja Mais

Deixe um comentário