Na abertura do Dia D Contra a Dengue, o ministro da Saúde, Saraiva Felipe, afirmou que "80% dos focos do mosquito [Aedes aegypti] estão dentro das casas e quintais". Ele participou da abertura das atividades em Belo Horizonte.
A mobilização deste ano tem como slogan "Faça a sua parte para um Brasil sem dengue". "A população pode colaborar não deixando água limpa e parada no quintal, nos pratinhos dos vasos de plantas, em poças nas calçadas e lajes das casas ou em garrafas que são criadouros do mosquito", disse o ministro.
O Dia D ocorre em todo o país, com ações de orientação e prevenção. O objetivo é mobilizar a população no combate a criadouros do mosquito transmissor da doença e evitar uma epidemia semelhante à de 2002, quando foram registrados cerca de 800 mil casos de dengue em todo o país, e manter os níveis de redução da doença –cerca de 80% entre 2002 e 2005.
Dengue
Os sintomas da dengue aparecem de 3 a 15 dias depois que a pessoa é picada. Entre os sintomas estão febre, dor de cabeça, dor muscular, náusea, vômito e manchas na pele. Podem ocorrer sangramento gengival, nasal e gastrointestinal.
Para combater os criadouros do mosquito transmissor, a população deve evitar o acúmulo de água em pneus, garrafas e vasos. Também deve deixar tampadas caixas d’água e bacias.
Segundo o ministério, A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que a doença atinja cerca de 80 milhões de pessoas anualmente em cem países. Do total, cerca de 550 mil necessitam de hospitalização e ao menos 20 mil morrem em decorrência da doença.