Daqui a pouco, o Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas instalará duas novas Varas do Trabalho em Maceió, as 9ª e 10ª, no Fórum Quintella Cavalcanti, na Avenida da Paz.
Segundo o presidente do TRT, juiz Pedro Inácio da Silva, no ano de 2005 a capital ganhou quatro novas Varas, o que resultou na nomeação de 60 novos servidores e seis juízes. “Nossa demanda é grande, com uma média de 18 mil ações por ano na capital, daí a necessidade de criação de novas Varas”, salienta o presidente.
Ele aproveitou para anunciar os juízes Jasiel Ivo e Armando Pinto como titulares das novas Varas, que já chegam com mobiliário ergonômico, de acordo com o Programa de Prevenção das Doenças do Trabalho do Tribunal.
As novas Varas começam a trabalhar com 2400 processos cada uma, oriundos das outras Varas da capital e redistribuídas para desafogar o trabalho.
De acordo com o presidente, o grande número de ações anuais apenas em Maceió é o reflexo da instabilidade econômica do País. “Nós somos a caixa de ressonância da economia. Se ela está instável acontece descumprimento de contratos, rotatividade grande de empregados nas empresas e a negação dos direitos trabalhistas, daí fica claro o aumento do número de ações”, explica.
Para janeiro de 2006, o presidente anuncia a climatização das salas de espera de todas as Varas de Maceió, uma reivindicação antiga de advogados, juízes e servidores; e para junho do próximo ano, a conclusão do prédio anexo no térreo do Fórum Pontes de Miranda, que irá abrigar a Secretaria Judiciária e o Setor de Precatórios, facilitando o acesso de muitas pessoas que procuram a Justiça do Trabalho para acompanhar os processos e receber o pagamento.
Ele ressalta que a ampliação melhora as condições de trabalho e serviços de todos que fazem a Justiça do Trabalho em Alagoas. “A nossa busca é sempre diminuir os prazos, ou seja, conjugar uma prestação jurisdicional célere e efetiva”, afirma o presidente.
Em 13 anos de instalação em Alagoas, a Justiça do Trabalho atinge todo o Estado, com fóruns nos municípios de Atalaia, Porto Calvo, São Luis do Quitunde, Arapiraca, Santana do Ipanema, União dos Palmares, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos e Penedo.