Jornada debate melhorias para o turismo em Maceió

O setor com mais perspectiva de desenvolvimento em Alagoas prepara estudantes e profissionais para esta nova fase do Estado. Depois que foram inauguradas novas obras, como o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, os turistas são aguardados por profissionais que prometem melhor atendimento aos novos visitantes.

A 8ª Jornada Turística, com o tema Turismo: Uma Realidade Econômica, começou nesta tarde, às 14h, e será realizada até a tarde dessa quarta-feira. Na abertura, estiveram presentes o prefeito Cícero Almeida, o secretário adjunto executivo de Turismo Adílson Araújo, a secretária adjunta municipal de Turismo, Cláudia Pessoa, o presidente do Sindicato de Turismo, Carlos Palmeira, e a diretoria de Desenvolvimento da Secretaria Municipal de Turismo, Claudia Paiva.

Durante três tardes, profissionais do trade e estudantes da área debaterão cinco segmentos do setor, que são planejamento público e privado; hospitalidade em hotéis; equipamentos e serviços; transporte e receptivo; agências e operadoras.

“O setor de turismo é o que mais tem perspectivas de crescimento em Alagoas. E já vemos melhoras, o turista está voltando a Maceió e diz que a cidade está mais bonita”, afirma Cláudia Pessoa. Para a secretária adjunta, as obras entregues à população são fundamentais para esta nova fase do turismo. “O prefeito ainda prometeu obras na orla de Pajuçara, a entrega das passagens de nível, a requalificação do Centro da cidade e outras obras no Pontal”, explica.

Para o estudante Emanuel Francisco Santos, 27, que está no 3° período de Hotelaria no Cefet de Marechal Deodoro, Maceió possui recursos ambientais e está desenvolvendo os recursos físicos para atrair mais turistas. “O que ainda falta é divulgar o Estado e fazer com que a população tenha consciência turística”, explica, enfatizando que o lixo ainda é um dos grandes problemas da cidade.

Relatório IBGE

Segundo relatório apresentado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sobre a participação das capitais no Produto Interno Bruto (PIB), Maceió apresentou uma melhora significativa, principalmente no setor do turismo e do comércio.

Só entre 2002 e 2003, a capital alagoana subiu do 17º para o 14º lugar, com crescimento de destaque na participação no PIB, no ranking das capitais.

Veja Mais

Deixe um comentário