Alagoas inicia formação de jovens cientistas

Elaine RodriguesJosé de Lima Filho, "Vamos divulgar o projeto para todos os estudantes do Estado"

José de Lima Filho, "Vamos divulgar o projeto para todos os estudantes do Estado"

Começou hoje, no auditório do Senai, o I Seminário Alagoano de Ciência, Tecnologia e Inovação na Educação Básica. Até a próxima sexta-feira, professores, representantes de instituições de ensino e de secretarias estaduais e municipais participam do encontro que levará ensino especializado para estudantes de todo o Estado de Alagoas.

De acordo com o gerente de projetos da Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia, José de Lima Filho, esse é o primeiro evento com esse objetivo no Estado e no país. “Este é o primeiro seminário, voltado para o ensino da matemática. Depois vamos treinar professores de Alagoas de sete pólos, em Maceió, outros dois no litoral e nos municípios de Delmiro Gouveia, Arapiraca, Palmeira dos Índios e União dos Palmares”, explicou.

Ainda de acordo com José de Lima, esses primeiros professores passarão por outros cursos, destinados à especialização nas demais matérias. “Também organizaremos cursos voltados para outras disciplinas, como português, geografia, esportes e ciências sociais. Os pólos serão equipados com laboratórios e esperamos formar futuros cientistas em Alagoas”.

Na programação do evento, está programado a realização de palestras e oficinas, como a de Jogos na Aprendizagem, sob a responsabilidade dos professores Rafael Barbastefano e Luiz Carlos Guimarães, do Rio de Janeiro. “Com os jogos levamos situações novas para que os alunos exercitem a disciplina de matemática”, disse Guimarães.

No último dia do seminário, na sexta-feira, o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo fará a palestra “O Brasil frente ao desafio da melhoria da Ciência, Tecnologia e Inovação da Educação Básica”, que está marcada para 14h. Outras informações do evento estão no site www.sect.al.gov.br.

Veja Mais

Deixe um comentário