Neste final de semana serão realizadas as competições do I Circuito Paraolímpico de Alagoas, na Vila Olímpica Albano Franco, na Cambona. Daqui a pouco, às 14h, cerca de 150 atletas da capital e do interior do Estado começarão as disputas na natação, futsal e tênis de mesa.
Os jogos envolvem portadores de deficiências físicas, auditivas, visuais, mentais, autistas, leucêmicos e hemofílicos.
A solenidade de abertura começou nesta manhã, com o desfile das delegações, acendimento da pira olímpica e com o juramento dos atletas. Também houve apresentações de basquete, goalball (tipo de futebol para cegos) e judô.
O I Circuito Paraolímpico de Alagoas é uma iniciativa da Secretaria Executiva de Esporte e Lazer, que tem como objetivo promover a inclusão social através do esporte.
As atividades físicas e esportivas para pessoas com deficiências significam a oportunidade de mostrar suas potencialidades, bem como, promover a integração do indivíduo consigo mesmo e com a sociedade. Por sua vez também os levam a estabelecer um novo conceito de vida. O I Circuito Paraolímpico de Alagoas vem fortalecer o processo formativo e de cidadania, proporcionando assim mais um espaço para o desenvolvimento de pessoas com deficiência.
O secretário executivo de Esporte e Lazer, Alberto Sextafeira, objetiva com o circuito trabalhar a inclusão social e possibilitar o desenvolvimento da auto-estima dos portadores de deficiência. Sextafeira solicitou ao representante do Comitê Paraolímpico a possibilidade de tornar o circuito alagoano seletivo para competições nacionais, a partir de 2006.
Programação
Amanhã, a partir das 8h, terá início a competição de atletismo e será concluída a oficina de tênis de mesa. Às 9h30 serão realizados os últimos jogos de futsal e ao meio dia serão entregues as medalhas para os primeiros colocados de cada modalidade.
Com informações da assessoria da Secretaria Executiva de Esportes e Lazer