No Dia Nacional de Combate ao Câncer, funcionários do Hospital Memorial Arthur Ramos realizaram na manhã de hoje a II caminhada na luta contra o câncer e a AIDS. A manifestação foi acompanhada por um trio elétrico, onde foram distribuídos panfletos de conscientização sobre as doenças para a população que estava na orla de Pajuçara.
“A nossa proposta é divulgar e orientar a população sobre os cuidados com a saúde, principalmente no que diz respeito ao câncer e AIDS. O movimento é sem lamentações até porque atualmente temos um índice grande curas do câncer e conscientizar de forma divertida da importância do uso do preservativo na relação sexual”, explicou o coordenador do Centro de Estudos do Hospital, o médico urologista Rogério Bernardo.
Segundo o médico, a população tem esquecido da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Atualmente, apenas 38% da população sexualmente ativa usa o preservativo. “As pessoas não podem esquecer da prevenção. No Brasil existem cerca de 300 mil homens portadores do vírus HIV e mais de 250 mil mulheres infectadas. Esse índice não pode aumentar”, ressaltou.
Um dos causadores da não utilização do preservativo pela sociedade é o fato de os Postos de Saúde não possuírem material suficiente para abastecer a população. “É por isso que viemos aqui, para darmos a nossa contribuição e mostrar para a sociedade que a prevenção é o melhor caminho”, diz Rogério.