As escolas da rede municipal de ensino, inseridas no Planejamento Estratégico (PES) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram, hoje, da Mostra de Práticas Pedagógicas das unidades de ensino.
Os educadores de 5ª a 8ª séries apresentaram as atividades desenvolvidas nas escolas durante todo o ano. Na mostra, foram expostos projetos sobre temas como a cultura e a semiótica, leitura e criação, anúncios publicitários, mudanças climáticas e diversidade étnico-racial.
A professora Núbia Alves, da escola municipal Jayme de Altavilla, apresentou o projeto “A força negra – Candomblé”, desenvolvido com alunos de 5ª a 8ª série. De acordo com a educadora, o principal objetivo da atividade foi introduzir o conhecimento do Candomblé na formação da cultura e religiosidade brasileiras. Os estudantes participaram de dinâmicas, exposições de mapas, leituras sobre a mitologia africana e ilustrações das divindades.
Os alunos da escola Luiza Oliveira Suruagy elaboraram experimentos científicos com materiais de baixo custo. Durante a mostra das exposições na Semed, a professora Leila Pereira de Morais apresentou o projeto “Experimentos como ferramentas de aprendizagem para o ensino de ciências”. O objetivo dos educadores da escola ao realizar a mostra, foi despertar a curiosidade dos estudantes e incentivar a produção de experimentos com criatividade. No final do projeto os alunos realizaram uma disputa para escolha do melhor experimento e a escola conseguiu organizar todo o material para realização de sua feira de ciências.
Ainda durante a realização da mostra, o professor doutor Wanderley Geraldi, da Universidade de Campinas (Unicamp), proferiu palestra “A aula como conhecimento” sobre a relação entre o processo das atividades na sala de aula e o conhecimento científico dos estudantes. De acordo com Wanderley, o objetivo é fornecer subsídios para os professores da rede municipal de ensino.
Os professores participantes da mostra fazem parte da equipe do Planejamento Estratégico da Secretaria (PES), que busca solucionar os problemas das escolas municipais com baixo rendimento escolar. As metas do PES priorizam a redução do índice de distorção idade/série e reprovação dos alunos da rede oficial.