"As réplicas dos instrumentos construídos" ou "as réplicas dos instrumentos construídas"?

“As réplicas dos instrumentos construídos por Joaquim vêm de plantas que são vendidas pelos museus onde estão guardadas as peças originais.”

O fragmento reproduzido acima, publicado no jornal “Gazeta de Alagoas”, foi extraído de reportagem sobre a exposição de instrumentos de corda inaugurada ontem no Espaço Cultural da Ufal.
A concordância do particípio “construídos” com o substantivo “instrumentos” faz que o texto ganhe um sentido diverso daquele pretendido pelo redator. Observe que, a ler o que está, de fato, escrito na página do jornal, entendemos que a exposição apresenta peças que reproduzem os instrumentos construídos pelo luthier Joaquim Pinheiro quando, na verdade, o que está exposto são réplicas de instrumentos musicais antigos feitas por ele.
Na reformulação do texto proposta no espaço abaixo, foi sugerida a substituição da construção “vêm de plantas” por “são feitas com base em plantas”, que nos parece mais precisa.
A omissão do pronome relativo “que” seguido da forma verbal “são” torna o texto mais conciso.
Veja, abaixo, a nova versão do texto:

As réplicas dos instrumentos construídas por Joaquim são feitas com base em plantas vendidas pelos museus onde estão guardadas as peças originais.

Veja Mais

Deixe um comentário