Presidente do Senado abre seminário Interlegis em Maceió

Presidente do Senado abre seminário Interlegis em Maceió

Alagoas24horasPresidente do Senado abre seminário Interlegis em Maceió

Presidente do Senado abre seminário Interlegis em Maceió

O presidente do Senado, Renan Calheiros, e o Diretor Nacional do Interlegis, senador Efraim Morais, farão, daqui a pouco, a abertura oficial do 4.º Seminário Nacional Interlegis, no Centro de Convenções de Maceió.

O evento reunirá parlamentares e servidores do Legislativo de todo o país para debater democratização, aprendizado e transparência nas ações do Poder em suas esferas nacional, estadual e municipal.

Um dos destaques do Encontro será a assinatura do protocolo de intenções técnico-cultural entre o Senado e a Assembléia Legislativa de Alagoas, para criar a Escola do Legislativo no Estado.

O objetivo da Escola é oferecer capacitação, formação e reciclagem para os quadros funcionais das Assembléias estaduais, que passarão a ser replicadoras de conhecimento para os municípios. A Assembléia de Alagoas será a 22.ª a aderir à iniciativa do Senado.

Interlegis

Criado em 1997, por meio de um convênio firmado pela Secretaria Especial de Informática do Senado Federal (Prodasen) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Interlegis tem como objetivo modernizar e integrar o Poder Legislativo brasileiro, interligando o Congresso Nacional, as 26 Assembléias Legislativas, a Câmara Legislativa do Distrito Federal, o Tribunal de Contas da União e 80% das Câmaras municipais.

Projeto pioneiro em nível internacional, o Interlegis é apontado pelo BID como referência mundial para modernização do Poder Legislativo. A experiência acumulada pelo Programa vem despertando o interesse de parlamentos de diversos países. Neste ano, o Interlegis já recebeu visita de comissão do parlamento russo, ajudou a promover convênio de cooperação entre os Senados brasileiro e argentino e tornou disponível o acesso a educação a distância em países africanos de língua portuguesa.

Veja Mais

Deixe um comentário