O Flamengo deixou para a última rodada do Brasileirão o melhor placar conseguido em toda sua campanha na competição: 4 a 1 no Paysandu. Com uma bela atuação, associada à falta de motivação do Papão, já rebaixado, o Rubro-Negro goleou o penúltimo colocado na competição, na casa do adversário, o Mangueirão. Com o resultado, a posição dos times não mudou (o Fla ficou em 15º, com 55 pontos).
Os destaques da partida foram o meia Renato e o lateral Léo Moura, que marcaram dois gols cada um. O meia mostrou mais uma vez que é um dos jogadores mais importantes do Flamengo e deve ser uma das prioridades para a montagem do time no próximo ano.
No primeiro tempo, o Flamengo marcou o gol logo aos 13 minutos, Léo Moura recebeu e chutou com categoria da entrada da área. Mas o gol não animou as equipes, que mostraram-se sonolentas durante toda a primeira etapa.
A única motivação dos jogadores do Papão em campo era enfiar bolas para Robgol, já que o atacante havia prometido pagar R$ 1 mil por cada passe que recebesse e resultasse em gol.
O empate aconteceu somente aos 42 minutos, com Rodriguinho. O meia chutou cruzado e a bola entrou no canto de Diego, que nada pôde fazer.
Na segunda etapa, com Souza no lugar de Fellype Gabriel, o Flamengo cresceu muito. Logo aos nove minutos, Renato recebeu de André Santos, limpou o zagueiro e marcou o segundo do Mengão.
Aos 11 minutos, um susto: Diego se sentiu mal e foi substituído por Getúlio Vargas. O meia teve uma indisposição e melhorou logo depois, no vestiário.
O Flamengo continuou jogando bem e o Paysandu continuou sem muito entusiasmo. Nem Robgol parecia disposto a voltar a ser artilheiro do Brasileirão, já que naquele momento Romário já havia o ultrapassado.
O terceiro gol do Flamengo saiu de uma linda jogada. O meia Diego Souza cruzou na medida para Renato, que cabeceou com muito estilo. Foi o terceiro do Flamengo, o segundo de Renato na partida e o 12º dele na competição.
Aos 32 minutos da etapa final, o meia Vânderson teve um mal súbito e desmaiou em campo, assustando todo mundo. O médico do Flamengo, Walter Martins, entrou e campo e atendeu o jogador, que foi retirado de ambulância do estádio. O Papão foi obrigado a jogar com um jogador a menos, já que havia feito as três modificações.
Nos minutos finais, o Flamengo fechou o placar. Léo Moura recebeu livre na pequena área, e só teve o trabalho de escorar e comemorar: 4 a 1 e o Flamengo invicto sob o comando de Joel Santana nas nove partidas finais do Brasileirão.
FICHA TÉCNICA
PAYSANDU 1 X 4 FLAMENGO
Local: Mangueirão, Belém(PA)
Data – hora: 04/12 – 16h (de Brasília)
Árbitro: Paulo Cesar Oliveira (SP-Fifa)
Auxiliares: Geraldo José Vollet Pinheiro (SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
Cartões amarelos: Felipe Saad, Ronaldo(PAY), Fabiano (FLA)
Gols: 13’/1ºT- Leonardo Moura (0-1); 42’/1ºT- Rodriguinho (1-1); 9’/2ºT- Renato (1-2); 30’/2ºT- Renato (1-3); 40’/2ºT- Leonardo Moura (1-4)
Público: 12.042 pag
Renda: R$ 64.060,00
FLAMENGO: Diego (Getúlio Vargas, 11’/2ºT), Leonardo Moura, Rodrigo, Renato e André Santos; Fabiano, Júnior, Diego Souza (Josafá, 47’/2ºT) e Renato; Obina e Fellype Gabriel (Souza, intervalo). Técnico: Joel Santana.
PAYSANDU: Ronaldo, Ademilson, Felipe Saad, Váldson e William (Balão, 25’/2ºT); Vânderson, Marabá, Gian (Luis Augusto, 13’/2ºT) e Rodriguinho (Zé Augusto, 11’/2ºT); Robson e Rafael Moura. Técnico: Carlos Alberto Torres.