Apesar de estar impedida de proclamar o Corinthians como campeão brasileiro, a CBF publicou uma nota em seu site oficial em que anuncia o clube paulista como o vencedor da Série A do Nacional-05.
Em texto publicado neste domingo, a entidade confirma que Corinthians, Grêmio e Remo receberão nesta segunda-feira a taça de campeões brasileiros das Séries A, B e C, respectivamente.
A entrega dos troféus será feita na festa do Craque Brasileirão 2005, que acontecerá no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro (RJ). Na cerimônia, a entidade também entregará os prêmios aos melhores do torneio.
A CBF estava impedida de confirmar o título devido a uma liminar da Justiça gaúcha. O juiz Mauro Borba, do Foro Central do Rio Grande do Sul, aceitou os argumentos do advogado Leandro Konrad Konflanz, que entrou com liminar solicitando que o Corinthians não fosse proclamado campeão caso a diferença para o Inter fosse inferior a quatro pontos.
Com as derrotas do time paulista para o Goiás por 3 a 2 e do Inter –1 a 0 para o Coritiba–, o Corinthians encerrou o Nacional com 81 pontos, contra 78 da equipe gaúcha.
O Inter questiona o processo de anulação dos 11 jogos apitados por Edílson Pereira de Carvalho –acusado de participar de um esquema de resultados para favorecer apostadores de sites de apostas– feita pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).
A equipe gaúcha alega que o rival foi "beneficiado" com a remarcação das partidas. O Corinthians havia sido derrotado por Santos e São Paulo nas partidas canceladas. No repetição dos jogos, o time de Parque São Jorge derrotou o Santos e empatou com o time do Morumbi.
Pela tabela original, o Internacional terminaria um ponto à frente –78, contra 77 do Corinthians, que perderia os quatro pontos conquistados no replay dos jogos anulados pelo STJD.
Neste domingo, apesar de o título estar sub judice, tanto o Corinthians como o Internacional comemoraram a conquista do Nacional. Ambos os clubes se consideram campeões de 2005.