A partir de janeiro do próximo ano, cerca de 200 educadores que trabalham com educação infantil sem formação específica terão a oportunidade de obter a qualificação exigida por Lei.
Nesta segunda, o secretário executivo de Educação, José Marcio Lessa e prefeitos de 19 municípios alagoanos, além de representantes da rede pública ou privada sem fins lucrativos assinaram com o Ministério da Educação (MEC) o acordo de parceria do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (Proinfantil).
A cerimônia contou com a presença da gerente de monitoramento e avaliação do programa no MEC, Amaliaiar Atallah. “É um programa que garantirá mais conhecimento para esses professores, isso contribuirá para melhorar a qualidade do ensino”, destacou o secretário José Marcio.
O Proinfantil é um curso de formação à distância, com duração de dois anos, o qual tem como público-alvo educadores atuantes em creches e escolas que atendem crianças de zero a seis anos. A iniciativa vale tanto para estabelecimentos públicos quanto para os privados sem fins lucrativos. Sua base de criação é o Proformação, que em Alagoas já formou cerca de 800 professores de ensino fundamental em todo o Estado.
Para o prefeito de Jaramataia, João Pinheiro dos Santos, firmar parcerias é essencial para garantir avanços na educação. O município já mantinha a parceria com o Proformação, e resolveu aderir ao Proinfantil devido ao bom resultado alcançado pelo outro programa. “Ganham os professores, os alunos e os municípios”, diz, ressaltando que, sozinha, a prefeitura não pode arcar com as despesas de um programa de capacitação deste porte.
Em Alagoas, aderiram ao Proinfantil os municípios de Arapiraca, Atalaia, Barra de São Miguel, Belo Monte, Carneiros, Canapi, Dois Riachos, Feira Grande, Girau do Ponciano, Ibateguara, Inhapi, Jaramataia, Limoeiro de Anadia, Mar Vermelho, Olho d’Água do Casado, Pilar, São José da Laje, São Sebastião e Taquarana.
Obras
Em seguida, o secretário José Marcio Lessa e representantes das empresas vencedoras das licitações assinaram a ordem de serviço para o início de mais nove obras na rede estadual de ensino. Os serviços iniciam nesta semana, e beneficiarão escolas estaduais localizadas nos municípios de Campestre, Maceió, Capela, Palmeira dos Índios, Jacuípe, Maravilha, Água Branca e Feliz Deserto.
Nesta etapa será investido mais de R$ 1,2 milhão, recursos provenientes do Tesouro Estadual e de convênios firmados com o governo federal. “Esta é mais uma contribuição ao trabalho de recuperação das escolas públicas, e faz parte do nosso programa de melhoria da infra-estrutura da rede estadual”, afirmou o secretário.
Segundo o secretário, outras obras estão com o processo licitatório em fase de conclusão, e possivelmente haverá, ainda este ano, a autorização para o início dessas reformas. “Garantir melhorias na estrutura das escolas significa dar melhores condições de atuação para os alunos e professores, e, conseqüentemente, para a qualidade do ensino oferecido pelo Estado”, ressaltou.