A Fifa anunciou, agora há pouco, a relação dos oito cabeças-de-chave da Copa do Mundo do próximo ano, com as seleções de México e Espanha como principais novidades. A lista traz mais seis equipes, incluindo o atual campeão Brasil e a anfitriã Alemanha.
As ex-campeãs mundiais Inglaterra, França, Argentina e Itália completam a relação das seleções que encabeçam o sorteio dos oito grupos da primeira fase da Copa.
O sorteio dos grupos da primeira fase da Copa da Alemanha será realizado na próxima sexta-feira, em cerimônia na cidade de Leipzig.
Mexicanos e espanhóis foram confirmados como cabeças-de-chave pelo desempenho nas últimas duas Copas (com peso dois para o Mundial de 2002 e peso um para a edição de 1998). O retrospecto de ambas as seleções no ranking da Fifa nos últimos três anos também contribuiu para a definição.
A seleção de Carlos Alberto Parreira foi confirmada como cabeça-de-chave do grupo F. Desta forma, o Brasil atuará na primeira fase nas cidades de Berlim, Munique e Dortmund.
Fora da relação de cabeças-de-chave, República Tcheca e Holanda são duas das fortes seleções que estarão no segundo pote no sorteio, com possibilidades de cair na chave do Brasil.
Um adversário em potencial do Brasil na primeira fase é a estreante em Copas Sérvia e Montenegro, que, por ter se classificado na repescagem e ter índice baixo no ranking da Fifa, ficará num grupo à parte do sorteio. Como existe o limite de apenas dois europeus em cada chave, os sérvios podem apenas cair nos grupos de brasileiros, mexicanos ou argentinos.