Fortalecimento do Comitê, revitalização e transposição do São Rio Francisco serão discutidos em Recife

Amanhã e sexta-feira, o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) realiza em Recife a sua VIII Reunião Plenária, cujo tema é o fortalecimento dos Comitês de Bacia Hidrográfica e do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Durante o encontro também serão discutidos temas importantes e que estão na ordem do dia, como a revitalização e a transposição do Rio São Francisco.

Para o secretário-executivo do CBHSF, jornalista e ambientalista, Anivaldo Miranda, o foco principal das discussões durante a Plenária será a consolidação do Comitê como instrumento efetivo de gestão das águas da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco. “Nesse sentido vamos centrar as discussões em torno da criação da Agência da Bacia, que vai ser o braço executivo do Comitê. Só através dela poderemos, com mais efetividade, aplicar os instrumentos da gestão, entre os quais a cobrança pelo uso da água bruta e a implantação do sistema de outorga”, destacou o secretário-executivo.

Mas as discussões não se limitaram a esses aspectos. Na questão da revitalização o CBHSF continua insistindo para que o governo aumente, de forma significativa, os recursos ampliando o planejamento e a participação do Comitê. “É bom lembrar que o Comitê elaborou uma série de critérios e parâmetros para que os recursos da revitalização sejam aplicados de forma equilibrada, atendendo as principais prioridades e os aspectos geográficos da bacia, bem como os interesses dos estados.”, afirmou Anivaldo Miranda.

Transposição

Nesse contexto o CBHSF também vai se debruçar sobre a questão da transposição, reafirmando sua posição contrária ao projeto. Embora o Comitê esteja empenhado em separar claramente a agenda do conflito, da agenda propositiva da revitalização, vamos reiterar mais uma vez um apelo ao presidente Lula para que ele substitua a o Projeto de Transposição por um programa integrado de desenvolvimento sustentado do semi-árido brasileiro”.

Para concluir Anivaldo Miranda destacou a satisfação de todo o Comitê em realizar a Reunião Plenária em Recife. “É urgente uma maior integração de Pernambuco e da opinião pernambucana no contexto da Bacia Hidrográfica do São Francisco”.

Veja Mais

Deixe um comentário