Os Correios estão realizando a entrega dos livros escolares do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM) 2006.
Aproximadamente dez mil empregados estão envolvidos na operação, e a expectativa é de que, até o início do ano letivo escolar, em março, sejam entregues 50,5 milhões de livros para cerca de 136 mil escolas públicas de ensino fundamental e médio do País, beneficiando mais de 35 milhões de estudantes.
“A logística dos Correios para a entrega dos livros didáticos é considerada a maior do mundo. Não conhecemos nenhum outro País com um projeto tão grande e uma logística tão complexa para entrega de encomendas e livros”, ressalta o diretor regional dos Correios em Alagoas, José Renivaldo dos Santos afirmando que em Alagoas serão entregues 1.615.746 livros para todas as escolas públicas do Estado.
A parceria dos Correios com o Fundo Nacional de Desenvolvimento Estudantil (FNDE), órgão vinculado ao Ministério da Educação, vem sendo realizada desde 1994. Até hoje já foram entregues mais de 944 milhões de livros em diversos municípios brasileiros.
Antes desse trabalho conjunto entre o FNDE e os Correios, os livros didáticos só chegavam aos alunos, na maioria das escolas brasileiras, no final do primeiro semestre do ano letivo. A partir de 1995, a atuação dos Correios na distribuição foi decisiva para garantir a entrega dos livros antes do início das aulas, mesmo nos mais distantes municípios.
A operação Correios e FNDE representa uma enorme contribuição social da Empresa ao País. Ela possibilita que milhões de alunos brasileiros que estudam na rede pública de ensino iniciem o ano letivo de posse dos seus livros.