Nesta quarta-feira, 07 de dezembro, os países envolvidos na Campanha da Cúpula de Microcrédito mostraram os resultados parciais de suas ações no microcrédito. No Brasil, o Programa de Microcrédito Produtivo Orientado do Banco do Nordeste, CrediAmigo, acaba de superar a marca dos R$ 2 bilhões desembolsados.
No Estado de Alagoas, desde o início do programa até a data de 25 de novembro de 2005 foram desembolsados R$ 130,6 milhões através de 149.037 operações que beneficiaram 31.303 microempreendedores, consolidando o CREDIAMIGO como o maior programa de microcrédito produtivo orientado da América do Sul.
Este resultado está contribuindo com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que foram firmados pelas Nações Unidas em 2000 e visam reduzir pela metade o número de pessoas que vivem com menos de 1 dólar por dia, antes de 2015.
O CREDIAMIGO busca atingir os microempreendedores mais pobres principalmente através do produto Giro Popular Solidário (GPS), cujos valores emprestados variam de R$ 100,00 até R$ 1.000,00. O GPS realizou, em toda área de atuação do banco, um total de 936,3 mil operações, tendo desembolsado R$ 588,3 milhões até 25 de novembro de 2005. O CREDIAMIGO apresenta uma carteira ativa de R$ 129,9 milhões com um total de 192.492 clientes ativos na área de atuação do banco, na posição de 25/11/2005.
Em razão de sua atuação, o BNB foi indicado membro do Conselho Consultivo da Cúpula Global do Microcrédito, que será realizada em novembro de 2006, em Halifax, Canadá. A Cúpula discutirá estratégias para que os programas de microfinanças possam ampliar sua atuação na busca de atingir as famílias mais pobres no mundo.
A Campanha da Cúpula de Microcrédito é uma iniciativa internacional cujo objetivo é incentivar as instituições de microfinanças a beneficiar, até o final do ano, 100 milhões das famílias mais pobres do mundo, que vivem com menos de 1 dólar por dia.
Estudos
Segundo a Campanha, mais de 66 milhões das pessoas mais pobres do mundo (84% das quais são mulheres) receberam pequenos empréstimos no ano passado, para começar ou ampliar pequenos negócios. A Campanha foi criada em 1997, em Washington (EUA). Ela reúne mais de 2.900 pessoas de 137 países, e tem como co-presidentes honorários a rainha Sofia, da Espanha, e o primeiro ministro do Japão, Tsutomu Hata.
O Relatório 2005 da Campanha da Cúpula do Microcrédito informa que estas 66,6 milhões de clientes de microcrédito afetaram a 333 milhões membros de suas famílias, número equivalente às populações reunidas da Gran Bretanha, França, Alemanha, Itália, Espanha, Países Baixos, Suíça e Noruega.
O informe também destaca que, a cada ano, 3% dos clientes de microcrédito em Bangladesh e 1% dos não clientes deixam a pobreza devido a seus microempréstimos e aos efeitos que eles propiciam na economia local, respectivamente. Ainda segundo o informe, o microcrédito é responsável por 40% da redução da pobreza moderada em zonas rurais de Bangladesh.
Brasil
Em apenas sete anos de atuação, o CrediAmigo já beneficiou 507.400 microempreendedores nordestinos, desembolsando mais de R$ 2 bilhões, em 2,4 milhões de operações de microcrédito, 60% das quais contratadas somente no Governo Lula. Só em 2005, já foram concedidos mais de 513 mil empréstimos, superando a marca de R$ 472 milhões aplicados. Este números consolidam o CrediAmigo como o maior programa de microcrédito da América do Sul.
O CrediAmigo busca atingir os microempreendedores mais pobres principalmente através do produto Giro Popular Solidário (GPS), cujos valores emprestados variam de R$ 100 até R$ 1.000. O GPS realizou até 25 de novembro de 2005, um total de 936,3 mil operações, tendo desembolsado R$ 588,3 milhões. O CrediAmigo apresenta uma carteira ativa de R$ 129,9 milhões com um total de 192.492 clientes ativos até o último dia 25.