CHICAGO, 9 dez (AFP) – Um avião da companhia americana Southwest Airlines saiu da pista do aeroporto de Chicago durante uma forte nevasca e se chocou contra dois automóveis, matando um menino de seis anos e ferindo 11 pessoas, informaram na noite de quinta-feira as autoridades locais dos serviços de aviação.
Os 90 passageiros e os oito tripulantes do Boeing 757, que chegava a Chicago procedente de Baltimore (Maryland), foram retirados ilesos da aeronave, afirmou um porta-voz da Administração Federal de Aviação.
O trem de pouso dianteiro do avião quebrou no momento em que tocava a terra sob uma intensa nevasca, o que forçou a aeronave a patinar até o final da pista de 1.988 metros de comprimento, derrubando uma barreira de contenção e parando apenas em uma congestionada via de trânsito.
Testemunhas afirmaram que ouviram um forte barulho quando o avião acertou a barreira e arrastou pelo menos dois automóveis que passavam pela avenida, a poucos metros do final da pista.
Um funcionário do departamento de bombeiros de Chicago disse que um dos veículos ficou preso contra o nariz do avião. O segundo ficou debaixo de uma das asas.
Um dos automóveis transportava cinco membros de uma família, três crianças e dois adultos. Uma das crianças, de seis anos, faleceu no acidente. Os outros quatro ocupantes ficaram feridos e foram levados para um hospital, segundo funcionários da aviação civil.
Construído antes da era dos aviões a jato, o aeroporto Midway de Chicago é conhecido por sua pista de pouso e decolagem de percurso curto. Em condições de tempo ruim, os pilotos tentam uma aterrissagem dura no começo da pista para proporcionar o maior espaço possível para uma parada, destacaram os especialistas.