Ministro considera verticalização Lei moralizadora

Durante o XXXI Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, que está sendo realizado desde ontem, no Centro Cultural e de Exposições de Maceió, o Ministro, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Carlos Veloso reafirmou a importância da verticalização, um dos temas discutidos no Encontro.

O ministro considera a Lei da verticalização “um dos instrumentos de moralização do processo eleitoral” e, é um dos defensores da Lei que o congresso nacional quer derrubar.

“A verticalização combate até o caixa dois”, revela o ministro na conversa com os dirigentes de TREs. A pauta do encontro é diversificada, mas a temática principal é a reforma política, que ainda não foi feita, e a tendência do congresso de derrubar a lei da verticalização.

Essa Lei exige que os partidos políticos mantenham nos estados, a mesma aliança firmada em nível nacional para a disputa sucessória presidencial. Se o PDT se coligar com o PSDB, por exemplo, na disputa sucessória do presidente Lula, em 2006, o governador Ronaldo Lessa será obrigado a apoiar a chapa local dos tucanos.

Neste momento, o presidente do TRE de Alagoas, Fernando Tourinho, conclui seu pronunciamento acerca do Encontro e da importância de algumas personalidades políticas de Alagoas, a exemplo do senador Renan Calheiros.

O professor Paulo Lobo é o próximo palestrante do Encontro.

Veja Mais

Deixe um comentário