Para Procon, consumidor paga mais caro com mudanças na telefonia

A Fundação Procon-SP informou que vai solicitar à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) esclarecimentos sobre a nova forma de cobrança das tarifas de telefonia fixa a ser introduzida em março do próximo ano.

Segundo o Procon, com a mudança de pulso para minuto, em uma ligação de quatro minutos em dia normal, o custo passa de R$ 0,29456, pela nova metodologia deverá custar R$ 0,38372 (com impostos).

As ligações em finais de semana e noturnas –com tarifa reduzida– ficam 30,27% mais caras, segundo o Procon. A entidade afirma que atualmente esse tipo de ligação custa R$ 0,14728, e com a nova regra custará R$ 0,19186.

As reclamções não páram por aí. A Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) calcula que o consumidor paulista vai pagar 117% a mais para falar dez minutos e o carioca 114% a mais com a mudança de pulso para minuto.

Já as chamadas locais no horário reduzido terão um acréscimo de R$ 0,04458 pelos cálculos da Pro Teste.

Analistas

Por outro lado, analistas consultados pela Folha Online afirmam que as novas regras para a telefonia fixa não causarão impactos no faturamento das operadoras nem no bolso da maioria dos usuários.

Felipe Cunha, da corretora Brascan, afirmou que a conversão do sistema de pulsos para minutos ficou um pouco abaixo das expectativas.

No Estado de São Paulo, o minuto da ligação vai custar R$ 0,09593 (com impostos). O pulso custa hoje R$ 0,14729. A mudança deixa as ligações de até três minutos mais baratas e as superiores a esse tempo mais caras.

Para o analista da Brascan, o fato de um pulso equivaler a menos minutos do que o esperado é positivo para as operadoras. Mas, segundo ele, isso não deve gerar ganhos adicionais porque as ligações mais curtas ficarão, na média, mais baratas. "Não sabemos ainda qual vai ser o efeito desta mudança no tráfego de ligações, que pode ter um desvio", afirmou.

Para Roger Oey, do Banif Investment Banking, as novas regras da Anatel provocarão uma mudança qualitativa no serviço de telefonia fixa.

"A agência levou em conta o tempo médio gasto em uma ligação. Sendo assim, a maioria dos usuários vai pagar menos", acrescentou o analista do Banif.

Fonte: Folha online

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