Banco do Cidadão busca recursos fora do Estado

Com a finalidade de buscar recursos em outras instituições financeiras, o presidente do Banco do Cidadão, Pedro Verdino, esteve reunido esta semana com diretores do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), na sede da instituição, no Rio de Janeiro.

Ele também esteve em Brasília, onde participou de audiência com o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Petrus Ananias, e se reuniu com o diretor-presidente do Banco Popular do Brasil, Robson Rocha. Todos demonstraram interesse de firmar parceria com o Banco do Cidadão e trabalhar com microcrédito.

Verdino esteve reunido, no último dia 5, com a chefe do Departamento de Economia Solidária, da Área de Inclusão, do BNDES, Ana Cristina Rodrigues da Costa. Durante o encontro – que contou com a participação de membros da equipe técnica do BNDES – foi discutida a possibilidade de liberação de recursos para microcrédito produtivo.

“O BNDES passou para nós as condições e demonstrou interesse de repassar recursos para o Banco do Cidadão. A nossa intenção é exatamente buscar outras alternativas de financiamento, mesmo com o governo de Alagoas cumprindo com o seu papel, pois a demanda é muito grande e, por isso, é preciso ampliar as condições para aumentar o número de atendimento do Banco do Cidadão. Para isso, temos que buscar outras fontes de recursos”, argumentou Verdino.

Os recursos que foram aportados pelo governo do Estado e pela Prefeitura de Maceió, segundo Verdino, fazem parte do patrimônio do Banco do Cidadão e permitem alavancar mais verbas. “É preciso deixar claro que se o governo do Estado e Prefeitura de Maceió aumentam o volume de recursos, nós vamos ter possibilidade de conseguir uma quantidade maior de dinheiro porque estes recursos entram como garantia junto ao BNDES a título de empréstimo”, justificou.

Segundo ele, o BNDES estabeleceu regras para financiar Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). Com isso, o Banco do Cidadão está habilitado a receber recursos da a instituição. “O que precisa agora e a gente preencher um formulário de consulta prévia. É a primeira etapa e, baseado nele, vai se estabelecer as condições e, conseqüente definição de financiamento para o Banco do Cidadão.

Crédito Produtivo

No dia 6, ainda na sede do BNDES, no Rio de Janeiro, Verdino participou do Encontro Nacional Banco Para Todos: “O desafio do microcrédito produtivo orientado”. Um dos temas do evento foi o Programa Nacional de Microcrédito Orientado (PNMPO) – lançado pelo governo federal – que tem o objetivo de repassar recursos para microcrédito, tanto bancos oficiais como Ongs, Oscips e Sociedades de Crédito a Micro Empreendedor.

Na oportunidade, Verdino se encontrou com o chefe da Divisão do Banco Popular do Brasil para Área de Microcrédito, Antônio Valdir Oliveira Filho. A instituição foi criada recentemente pelo governo federal para trabalhar com microfinanças, fazendo a democratização do acesso ao crédito, permitindo a inclusão bancária. “Durante o encontro fui informado que esse banco está agora repassando recursos para Oscips”, explicou.

Projeto

No dia 7, Verdino foi a Brasília, onde participou de uma audiência com o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Petrus Anania. A tônica principal da reunião foi o projeto entregue na semana passada ao secretário-executivo adjunto do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), João Fassarella, que trata da expansão do Programa Educação para o Crédito e Cidadania (Pecc).

“A idéia é atender com microcrédito as famílias cadastradas no Bolsa-Família. A intenção é transformar essas pessoas, que hoje recebem um recurso para segurança alimentar, em empreendedores adquirindo independência econômica”, assinalou, acrescentando que o ministro ficou entusiasmado com o projeto.

O encontro – que contou com presença da secretária coordenadora do Fundo de Microcrédito de Alagoas, Genilda Leão, e o presidente do Ideral, Corinto Campelo, foi articulada pelo secretário executivo de Inserção e Assistência Social, Jurandir Bóia. Já no dia 8, ainda em Brasília, Verdino participou de uma audiência com o diretor-presidente do Banco Popular do Brasil, Robson Rocha, que demonstrou interesse de firmar uma parceria com o Banco do Cidadão e trabalhar com microcrédito.

Fonte: Banco do Cidadão

Veja Mais

Deixe um comentário