A Petrobras, por meio da sua Unidade de Negócios de Exploração e Produção Sergipe-Alagoas (UN-SEAL), adquiriu dois desencarceradores, no valor de R$ 100 mil, que serão disponibilizados para atendimento externo à comunidade.
Este tipo de equipamento é utilizado por equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil para liberar as pessoas que ficam presas às ferragens em caso de acidentes automobilísticos.
De acordo com o gerente de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Petrobras (SMS), engenheiro Ivandro Pereira, trata-se de um equipamento de alta tecnologia, um dos mais modernos dos disponíveis no mercado. “Este desencarcerador remove chapas metálicas, portas e painéis de automóveis em minutos, opera com motor a gasolina, acoplado a uma bomba hidráulica, é mais leve que outras versões, por isso, facilita sua utilização”, avalia.
O gerente do Ativo da Petrobras em Alagoa, engenheiro Samuel Guimarães Santos, acrescenta que a necessidade de adquirir estes equipamentos foi percebida após um levantamento do tipo de atendimento prestado à comunidade durante as ocorrências atendidas pelo convênio firmado com o Corpo de Bombeiros em 2002.