Alagoas consegue apoio de ministro para desenvolver projetos de inclusão social

Oferecer microcrédito às famílias atendidas pelo Programa Bolsa-Família. Esse foi um dos projetos apresentados pelo secretário-executivo de Inserção e Assistência Social, Jurandir Bóia, ao ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, durante audiência em Brasília.

O ministro se mostrou sensibilizado e se comprometeu a apoiar o projeto que deve ser executado a curto prazo pelo Governo de Alagoas. O objetivo do projeto é disponibilizar linha de financiamento para essas famílias que jamais teriam acesso ao crédito convencional para desenvolver suas atividades.

A idéia do secretário Jurandir Bóia é fazer com que as famílias não dependam dos recursos transferidos pelo programa social tornando-se auto-sustentáveis. "O objetivo é promover a autonomia financeira dessas famílias desenvolvendo suas potencialidades", diz Jurandir Bóia.

Durante a audiência, o secretário apresentou ainda mais três projetos de inclusão social que também foram aprovados pelo ministro: implantação de hortas orgânicas comunitárias em 40 municípios do Estado; aquisição da farinha de mandioca produzida pelos pequenos agricultores de Alagoas para as famílias cadastradas no Programa do Leite; e o reordenamento do Complexo Humberto Mendes.

De acordo com Jurandir Bóia, a implantação de hortas orgânicas dará oportunidades às famílias de baixa renda de cultivar seus próprios alimentos e revender o excedente gerando renda, além de ajudar a preservar o meio ambiente. Já a distribuição da farinha de mandioca irá beneficiar não somente as famílias atendidas pelo Programa do Leite como também os pequenos produtores que não têm como escoar a produção. O reordenamento do Complexo Humberto Mendes visa desenvolver medidas socioeducativas, de modo a reinserir em seu lares as crianças e adolescentes em situação de risco atendidas no complexo.

Jurandir Bóia acrescenta que todos esses projetos serão executados pela Secrertaria Executiva de Inserção Social, em parceria com o Banco do Cidadão, o Fundo de Microcrédito do Governo do Estado (Funcred) e com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado de Alagoas (Ideral), com o apoio do governo federal.

Veja Mais

Deixe um comentário