As obras da passagem de nível do Farol estão dentro do cronograma elaborado entre a Secretaria Municipal de Infra-Estrutura e a construtora responsável, disse ontem o secretário Roberto Fernandes. Ele adiantou ainda que, se as chuvas de verão não atrapalharem, a inauguração prevista para abril pode ser antecipada.
O procedimento inicial de escavação já está praticamente concluído, o que finalizou o movimento de terra e caminhões no canteiro. Além disso, para cumprir as exigências do meio ambiente, entre elas um projeto de sonorização, todo o serviço de carpintaria e ferragem está sendo executado em uma área fora do canteiro da obra.
O engenheiro José Passos, subsecretário da SMCIE, acrescenta que a obra está entrando em uma nova fase. Com a terraplenagem concluída, os operários estão construindo a fundação dos muros laterais de sustentação, trabalho que foi prejudicado com o temporal da semana passada, mas a construtora garante que, mesmo com o imprevisto, os trabalhos não vão sair do cronograma. Ainda esta semana começam as obras de remanejamento das tubulações de água de acordo com o projeto elaborado com a supervisão da Casal.
Com essas etapas concluídas, começa a construção do vão de 45 metros da laje superior do primeiro trecho da passagem localizado no cruzamento da avenida Dom Antônio Brandão com a Comendador Palmeira.
O secretário Roberto Fernandes garante aos moradores que, em nenhum momento, houve qualquer tipo de paralisação. Apenas no final de semana e nos dias feriados é que os operários não trabalham. "Mas até nesses dias eles já foram convocados", ressalta Fernandes.