O Instituto de Identificação vai suspender o atendimento ao público no período de 19 deste mês a 2 de janeiro para fazer a manutenção do sistema de informática. Há três anos trabalhando com emissão de carteiras totalmente informatizada, o órgão vai realizar esse serviço pela primeira vez – em outras ocasiões foi feita apenas correção de aplicativos do sistema.
“Essa manutenção geral afasta de vez o risco de pane em nossos computadores, quando voltarmos a funcionar em janeiro”, afirmou o diretor Niplon Santos Silva. Atualmente, o horário de expediente foi reduzido em duas horas em função de um curso de capacitação promovido pela Escola de Governo Germano Santos para 54 funcionários do órgão.
Denominado de Programa de Desenvolvimento Profissional de Servidores Públicos, o treinamento acontece até o próximo dia 20 e tem por objetivo melhorar cada vez mais o atendimento ao público. Por causa do curso, estão sendo atendidas apenas 100 pessoas por dia.
Segundo Niplon Santos, o treinamento foi idealizado a partir de uma pesquisa junto aos servidores do Instituto de Identificação, que recebe diariamente uma grande quantidade de pessoas. “A programação foi criada especialmente para os nossos funcionários, que lidam diretamente com o público”, disse.
Na programação constam aulas de relacionamento interpessoal, motivação e auto-estima, ética e profissionalismo no serviço público, critério de qualidade em processos de trabalho e comunicação, dentre outros. O curso, que está sendo realizado no prédio do Instituto, no horário das 13h às 17 horas, irá entregar diploma aos participantes.