Será exibido hoje, em primeira mão, o vídeo-documentário “Vozes do
Penedinho”, produzido pelo professor de comunicação social Pedro Nunes e pelo cinegrafista José Pires, no laboratório de telejornalismo da Universidade
Federal de Alagoas.
O vídeo que será lançado oficialmente no dia 23 de dezembro, no povoado de Penedinho, localizado no município de Piaçabuçu, retrata as belezas naturais, a história e o cotidiano da população ribeirinha que mantém uma ligação forte com o Rio São Francisco.
Um ato cultural pela revitalização do Rio São Francisco será realizado, no dia
23, no povoado de Penedinho. Isto é resultado de um dos projetos de extensão desenvolvidos pela Universidade Federal de Alagoas em comunidades pequenas e com baixo índice de desenvolvimento em Alagoas.
Coordenado pelo professor pós-doutor Pedro Nunes, do curso de comunicação social da Ufal, esse ato é resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido na comunidade há cinco anos e propõe um debate da relação desse povoado com o Rio São Francisco, chamando a atenção para a importância da preservação do rio e da inserção social.
Com uma programação diversificada e atrativa, haverá uma mostra fotográfica e o lançamento de um website sobre o povoado. “Foi produzido, também, um jornal comunitário que resgata a história do povoado, onde se tem poucos registros em documentos e baseado na memória dos habitantes”, disse o professor.
O trabalho levou muito tempo em conversas e pesquisas até que se confirmassem as informações. Todos esses trabalhos foram produzidos por alunos e pelo cinegrafista José Pires orientados pelo professor Pedro Nunes.
Além disso, serão realizadas algumas oficinas e palestras que tratarão de
temas diversos como meio ambiente, doenças sexualmente transmissíveis, cultura afro-brasileira e o próprio rio São Francisco.
O evento que vem sendo apoiado por diversas entidades, contará com a
participação de representantes da Pró-Reitoria de Extensão da Ufal (PROEX) e do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco, além da população local e vizinhas. O ato cultural será realizado na praça da Capela de Nossa Senhora do Rosário, localizada no centro do povoado de Penedinho.