A primeira etapa do projeto de requalificação do Centro de Maceió será entregue à população nesta segunda-feira, dia 19, pelo prefeito Cícero Almeida e autoridades convidadas para a solenidade de inauguração, marcada para as 16h30 no Calçadão do Comércio (em frente ao antigo Cinema São Luiz).
A arquiteta Gardênia Caetano, responsável pelo projeto, destaca que no planejamento urbanístico o pedestre foi considerado prioridade e que as obras tiveram o objetivo de modernizar e tornar o Centro de Maceió um local atraente, moderno e agradável aos consumidores.
Durante um ano e meio, toda a infra-estrutura do Centro foi modificada, principalmente o trecho do Calçadão do Comércio, que concentra um grande número de lojas e demais estabelecimentos comerciais. Com a conclusão da primeira etapa de requalificação, o Centro de Maceió ganha novo impulso para a geração de emprego e renda na Capital.
Cerca de 80% dos R$ 6 milhões investidos na primeira etapa foram destinados à implantação de serviços como o fornecimento de gás canalizado e a adaptação das redes de energia elétrica e telefônica do local, que agora passam a ser subterrâneas para se adequar ao novo projeto arquitetônico da região.
Também foram plantadas mudas de árvores no Calçadão para valorizar o projeto de arborização da área. As árvores foram distribuídas entre as ilhas de serviço, que são áreas no Calçadão projetadas com o objetivo de reunir pequenos pontos comerciais como bancas de revistas, por exemplo.
Cada uma das ilhas de serviço recebeu um tipo de vegetação diferenciada: flamboianzinho, regina, pata-de-vaca, chapéu-de-napoleão e jasmim-murta foram as espécies selecionadas por atender às especificações do projeto. A nova infra-estrutura também foi adequada para os portadores de necessidades especiais que trafegam pelo Centro.
Segundo Gardênia, todos os equipamentos urbanos instalados na área requalificada do Centro são novos – os bancos, os postes e as bancas de revistas padronizadas. A arquiteta destacou, também, uma novidade do projeto: a instalação de caixas de correio no local.