A Secretaria Executiva de Saúde (Sesau) dá início às atividades dos veículos fumacê, em diversos bairros de Maceió, para combater o mosquito Aedes aegypti e prevenir um possível surto da dengue, na capital.
A operação terá início amanhã, às 17h00, no bairro do Trapiche da Barra e faz parte da campanha Verão Sem Dengue.
Os dez carros fumacê vão iniciar o trabalho pelo Pontal da Barra e em seguida farão os bairros do Trapiche, Ponta Grossa e Vergel do Lago.
Segundo dados do Sistema de Informação de Febre Amarela e Dengue (Sisfad), dos 50 bairros existentes em Maceió, somente oito estão abaixo de 1% de infestação predial. Os outros 42 estão infestados com o mosquito em índices que vão de 1% a 11,39%.
O levantamento realizado pelos agentes municipais de endemias aponta que o índice geral de infestação predial da capital está em 3,04, o que classifica o município como de alto risco de transmissão da doença.
Atribuição do Estado, o tratamento com a aplicação do UBV atende aos 102 municípios. Até o dia 16 de dezembro, Alagoas notificou 3.636 casos e destes, 1.816 somente em Maceió. “
As pessoas devem abrir portas e janelas para que a fumaça emitida pelos carros fumacê possa entrar em suas casas e matar o mosquito; cobrir e guardar os alimentos; retirar a água dos pássaros e só recolocá–la cerca de 20 minutos depois da operação e evitar que as crianças acompanhem os carros.