Após mais de quatro horas de espera os deputados estaduais de Alagoas decidiram pela aprovação de 17 projetos, entre eles o que cria a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária Animal (ADA), essencial para o combate à febre aftosa no Estado. Outros dois projetos importantes – o que cria o cargo de agente penitenciário e o que transforma a Uncisal em Universidade – mereceram destaque na sessão e foram aprovados.
ADA
Segundo o secretário da Agricultura, Kleber Torres, com o projeto o Estado terá condições de planejar suas ações de forma coordena. “Agora poderemos executar e fiscalizar programas de produção, saúde e de defesa sanitária animal e vegetal. A aprovação desse projeto representa uma grande vitória para o setor agropastoril de Alagoas”, disse o secretário.
A agência também terá autonomia administrativa e financeira para exercer a inspeção animal e vegetal, o controle de produtos e a padronização para normas de eventos agropecuários. Para ajudar na execução dos seus trabalhos, o órgão contará com o apoio do Fundo Especial de Defesa Sanitária, podendo celebrar convênios, contratos, ajustes e protocolos com instituições públicas e privadas nacionais e internacionais.
Sessão Especial
Alegando falta de tempo para analisar todos os processos, o presidente da Assembléia Legislativa de Alagoas, Celso Luiz (PMN), confirmou para a próxima terça-feira, às 10h, uma sessão especial para que todos os demais processos sejam analisados e votados. Entre eles, o orçamento para 2006.