Um "disputa do século". É assim que o presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), vê um possível enfrentamento entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) nas eleições de 2006.
"Eu gostaria de ver uma disputa entre o presidente Lula e o presidente FHC. Um é o principal líder do governo e o outro é o principal líder da oposição. Seria uma disputa experimentada", disse Aldo hoje.
O deputado considera que o também tucano José Serra, prefeito de São Paulo, não deveria disputar a eleição presidencial do ano que vem. Serra lidera as pesquisas de opinião, mas disputa sua indicação pelo PSDB com outros pré-candidatos, como o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.
"Eu não acho que o prefeito de São Paulo, José Serra, seja o mais representativo para esta disputa. O mais representativo é FHC", afirmou.
Ele justifica: FHC já cumpriu dois mandatos na Presidência e estaria mais preparado para enfrentar Lula, enquanto Serra foi apenas ministro, antes de assumir a prefeitura.
"Eles (Lula e FHC) são protagonistas do que, quem sabe, será a disputa do século", disse Aldo.
Lula perdeu duas eleições para FHC (1994 e 1998) e ganhou em 2002 de Serra.