Ufal lança Website e Jornal Comunitário em Penedinho

Às margens do São Francisco, o povoado de Penedinho, localizado na cidade de Piaçabuçu, a 188 quilômetros de Maceió, recebe no dia 23 de dezembro de 2005 (sexta-feira) a Universidade Federal de Alagoas. Promovida pelo Departamento de Comunicação Social e pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade, a Presença da Ufal em Penedinho vai levar oficinas, palestras e atividades culturais aos quase 1.300 habitantes do povoado. Entre elas o lançamento de website e um Jornal Comunitário.

A Presença também vai contar com Ato Cultural pela Revitalização do Rio São Francisco, com a participação de representantes da comunidade local e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). O Ato vai ser marcado pelo lançamento do vídeo-documentário Vozes do Penedinho, da mostra fotográfica Imagens de Penedinho, do website Encontro com Penedinho e do jornal comunitário Voz de Penedinho, além de apresentações artísticas.

As atividades começam às 10:30 horas, prolongando-se pela tarde e pela noite, com início do Ato Cultural previsto para 19:30 horas. "A Presença da Ufal em Penedinho, como ato de extensão comunitária, vai aproximar a população ribeirinha do Povoado – um dos inúmeros lugarejos carentes às margens do Velho Chico no trecho alagoano – à Universidade, promovendo a troca de conhecimentos e ajudando a comunidade local a refletir sobre suas perspectivas e carências" afirma o Prof. Dr. Pedro Nunes, coordenador da Presença.

A Presença da Ufal em Penedinho e o Ato Cultural pela Revitalização do Rio São Francisco foram idealizadas por Pedro Nunes após mais de 5 anos de contatos com a comunidade, convivendo com seus anseios, precariedades e expectativas. Em tempos de debate sobre o projeto de "transposição" do Rio São Francisco, a iniciativa "pretende discutir a realidade cotidiana desta comunidade – microcosmo das populações ribeirinhas do chamado rio da integração nacional – promovendo ações educativas e artístico-culturais com a interação entre autoridades, educadores, Universidade e, principalmente a população local", afirma o coordenador.

Oficinas

Durante a manhã e à tarde do dia 23 de dezembro, o povoado de Penedinho vai ser palco de oficinas, palestras e debates, todos gratuitos e voltados à população local. Atividade de extensão da Universidade Federal de Alagoas, a Presença da Ufal em Penedinho vai promover inúmeras ações educativas e culturais desenvolvidas pela própria Ufal, por ONGs e pelo Itec – Instituto de Tecnologia de Alagoas

Fonte: Assessoria de Imprensa

Veja Mais

Deixe um comentário