A região de Santana do Ipanema deve receber, somente neste mês, R$ 700 mil para financiamento de atividades ligadas à agricultura familiar. A informação é da Agência do Banco do Nordeste daquele município, que está contratando operações do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) na região, abrangendo as cidades de Santana do Ipanema, Ouro Branco, Maravilha, Poço das Trincheiras, Senador Rui Palmeira, Carneiros, Olivença, Olho d’Água das Flores e Dois Riachos.
“Os recursos são destinados à bovinocultura de leite e ovinocaprinocultura, beneficiando cerca de 390 famílias de agricultores familiares. A maioria das contratações é do Pronaf, modalidade grupo – B, que possui juros de 1% ao ano”, esclarece o gerente geral do BNB em Santana do Ipanema, Antônio Carlos da Silva.
Mulher
O gerente destaca que há um número expressivo de financiamentos, num total de R$ 95,4 mil, do grupo Pronaf Mulher, modalidade nova do Programa destinada à mulher agricultora. Nesse caso, os juros variam de 1% a 6% ao ano, de acordo com os critérios de enquadramento do Pronaf, que leva em conta a renda, o fato da trabalhadora rural ser assentada do Programa de Reforma Agrária do Governo Federal, entre outros.
“O Pronaf Mulher é importante por permitir uma complementação da renda familiar e incluir a mulher no processo produtivo. Os recursos podem ser utilizados também em atividades relacionadas ao turismo rural, produção artesanal, agronegócio familiar e prestação de serviço no meio rural, o que diversifica as oportunidades de geração de emprego e renda na região”, acrescenta Silva.