A Secretaria Executiva de Inserção e Assistência Social encerra hoje, em São Miguel dos Campos, uma série de encontros realizados nos municípios alagoanos para debater o programa Bolsa-Família.
O evento terá início às 9 horas, na Pousada dos Caetés, e deve contar com a participação de secretários municipais de Assistência Social, de Educação e de Saúde, além de membros dos Conselhos de Controle Social de mais 15 municípios.
Na ocasião, será debatido o processo de integração do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) ao Bolsa-Família, prevista para ocorrer em 2006, com o objetivo de criar uma grande rede promotora do desenvolvimento social.
Além de São Miguel dos Campos, o Encontro Regionalizado das Comissões Municipais do Programa Bolsa-Família foi realizado em mais sete cidades-pólo, contemplando os 102 municípios alagoanos, e teve como principal objetivo debater as atribuições inerentes aos gestores públicos, visando atingir a meta estabelecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome de garantir que o programa atinja 100% da população que vive abaixo da linha da pobreza no Estado.
Em todos os encontros, o principal gargalo identificado pela secretaria foi quanto ao novo aplicativo de entrada e manutenção de dados dos beneficiários do programa social utilizado pelos municípios. A versão 6.0 do Cadastro Único foi instituída recentemente pelo governo federal com o propósito de aperfeiçoar o cadastramento das famílias beneficiadas com o programa, mas requer qualificação técnica para operacionalizá-la.
Para tentar resolver o problema e garantir que a meta estabelecida pelo ministério seja cumprida dentro do prazo previsto, o secretário-executivo de Inserção e Assistência Social, Jurandir Bóia, determinou a realização de um grande encontro que deve ser promovido em Maceió, no início de 2006, com a presença de todos os municípios alagoanos.
No encontro desta sexta-feira devem estar presentes os municípios de São Miguel dos Campos, Boca da Mata, Anadia, Limoeiro de Anadia, Campo Alegre, Junqueiro, Teotônio Vilela, Jequiá da Praia, Roteiro, Barra de São Miguel, Marechal Deodoro, Pilar, Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte, Satuba e Maceió. Os debates serão conduzidos por uma equipe composta por representantes das secretarias estaduais de Assistência Social, de Educação e Saúde.