O governador Ronaldo Lessa confirmou hoje que já pediu ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e ao presidente, Luís Inácio Lula da Silva, que apressem a saída do traficante Luís Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar de Alagoas.
“Aceitei a recomendação do Conselho, pior é se houver um incidente com esse sujeito aqui no Estado”, disse Lessa. O Conselho Estadual de Justiça e Segurança Pública realizou a última reunião ontem, com 26 representantes de entidades da sociedade civil organizada.
O governador ainda disse que o pedido foi feito, primeiramente, pela Polícia Federal, que teme a falta do reforço na segurança do órgão nesta estadia do traficante em Maceió.
Após deixar o prédio da Polícia Federal de Florianópoles (SC), onde estava preso desde o dia 7 de outubro, Fernandinho Beira-Mar, veio para Alagoas, onde está na sede da Superintendência da Polícia Federal desde o dia 26 de novembro.
Beira-Mar
O traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, é considerado um dos maiores traficantes de armas e drogas da América Latina. Ele tem duas condenações definitivas na Justiça. Uma delas, de 11 anos, em Belo Horizonte, por tráfico de drogas, e outra de 21 anos, em Cabo Frio (RJ), por tráfico e formação de quadrilha.
Ele é acusado ainda de lavagem de dinheiro, contrabando e associação para o tráfico internacional de drogas e de furtar armas pesadas do Exército e vendê-las para traficantes.
Beira-Mar foi preso em abril de 2001 na Colômbia.