Praia no sábado e domingo na Barra de São Miguel e a tranqüilidade da paisagem bucólica na casa grande do antigo Engenho Boa Sorte, em Viçosa, até o próximo final de semana, esse o programa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em Alagoas, onde passou o Natal e passará o Reveillon.
FHC passou o Natal na casa de veraneio do empresário João Tenório e viajou ontem para Viçosa, onde é hospede da família Vilela; no sábado deverá voltar à Barra de São Miguel, para as festas do Reveillon.
Acompanhado da esposa, Ruth, o ex-presidente evitou falar sobre política; mandou avisar que a sua viagem era para descansar e não adiantou a insistência de jornalistas para entrevistá-lo.
Mas, a decisão de vir passar os festejos de final do ano em Alagoas alimentou a especulação sobre a candidatura do senador Teotônio Vilela Filho (PSDB) ao governo do Estado, na hipótese de o senador Renan Calheiros (PMDB) não sair candidato à sucessão estadual.
O próprio Téo Vilela confirmou isto ao governador Ronaldo Lessa (PDT), sustentando que o PMDB ou o PSDB disputará a eleição para o governo estadual.
Téo disse ao governador Ronaldo Lessa que, se o senador Renan Calheiros não aceitar a candidatura, ele será o candidato. Isto já era esperado tendo em vista a candidatura do PSDB à presidência da República, o que obriga o partido a disputar a eleição majoritária estadual em todo o País.
No caso de Alagoas seria exceção, porque o senador Renan Calheiros é considerado como aliado; foi ministro da Justiça de FHC e sempre fez dobradinha com Téo Vilela.