Levantamento realizado pela Telecheque mostra que o segmento de calçados esportivos segue em primeiro lugar no ranking das empresas mais atingidas pela inadimplência nos setores analisados pela consultoria. Em novembro, 6,34% dos cheques de consumidores foram devolvidos. O índice é maior que o registrado em novembro de 2004 (4,60%). A pesquisa aponta, ainda, que a inadimplência cresceu em outros setores.
O segmento de eletrodomésticos aparece na segunda posição no ranking de inadimplência, com índice de cheques devolvidos de 5,89%, superior aos 2,73% do mesmo período do ano passado. Em seguida ficaram as lojas de roupas infantis, com indicador de inadimplência de 4,52% ante 2,37% de novembro de 2004.
"Os segmentos em destaque na inadimplência demonstram mais uma vez que alguns consumidores ainda têm dificuldade em controlar suas finanças, dando vazão a gastos supérfluos e a compras impulsionadas por apelos promocionais", afirma o vice-presidente da Telecheque, José Antônio Praxedes Neto.
"Num primeiro momento, este cenário facilita a aquisição dos bens, mas a longo prazo aumenta o endividamento do consumidor, que acumula várias parcelas dentro do mesmo mês", completa, ao lembrar do aumento do acesso ao crédito e ao alongamento das dívidas.