Os municípios, estados e o Distrito Federal já podem informar ao Ministério da Educação se querem participar da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O prazo para a inscrição vai até 13 de abril do próximo ano.
Os pretendentes deverão informar como pretendem passar os ensinamentos, que poderão ser oferecidos em parceria com as instituições federais de ensino superior (Ifes) e com os centros federais de educação tecnológica (Cefets).
As aulas serão dadas por meio de televisão, teleconferência, internet ou outro meio tecnológico. No próximo concurso para o ensino superior, cerca de 100 professores devem ser contratados especialmente para este fim.
O Ministério da Educação (MEC) está incentivando a associação e a formação de pólos de pequenos e médios municípios que queiram receber atendimento regional por meio da UAB. A Universidade Aberta do Brasil é um programa do MEC, em conjunto com o Fórum das Estatais pela Educação e em parceria com a Associação Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Andifes).